

MANIFESTO CULT TURIS
Fazemos parte dos dois maiores e mais importantes setores do País. O setor cultural corresponde a 5% da população Brasileira, 2,7% do PIB no ano de 2019 e o Turismo 5,5 do PIB Nacional em 2020. Somos a cara, a identidade, a alma do Brasil. Conhecidos em todo mundo por nosso carnaval, por nossas músicas, novelas, praias e porque não falar do futebol, que sim, faz parte da nossa cultura. Tantas vezes chamado de Futebol Arte, o futebol é cultura brasileira no sentido mais literal possível. Está na vida do brasileiro em todas as cidades, nos terrenos, ruas, praças, cantos e garagens.
Somos o Brasil da música, da dança, da alegria. O que seria do povo brasileiro sem essas expressões? Afinal! Quem conseguiria viver sem um passeio, sem natureza, sem uma música, sem um livro?
Somos todos Cultura e Turismo!
De tempos em tempos enfrentamos grandes desafios. E a Cultura e o Turismo sempre foram “engrenagens alavancadoras” de recomeço, de resistência, de reinvenção, e acima de tudo, de geração de recursos, de geração de emprego e de manutenção da economia. Somos os setores de maior capilaridade que existem. Geramos trabalho e renda para costureiras, marceneiros, serralheiros, transportes, indústrias, saúde, segurança e muito mais. Movimentamos um universo de profissões.
Acreditamos que investir em cultura e turismo é a chave para uma verdadeira transformação social e econômica. Esse é o motivo que nos faz levantar a cada manhã.
Mas apesar de tudo, existe muito a ser feito. Faltam informações, dados reais e atualizadas dos setores. Quem são os profissionais? Não sabemos quem e quantos são por exemplo: nossos atores, músicos, dançarinos, guias de turismo, turismólogos etc. Também não sabemos quais são os pontos e estabelecimentos culturais e turísticos ativos, fornecedores espalhados pelo Brasil. Existe a real dificuldade em encontrar oportunidades de trabalho e de desenvolvimento profissional, há um grande número de profissionais informais, falta de conhecimento em políticas destinadas aos setores, dificuldade de compreensão dos mecanismos de financiamento; montagem e desenvolvimento de projetos,comunicação ineficiente entre poder público, setores cultural e turístico e o grande público consumidor, falta de uma política de fomento às economias da cultura e turismo.
Precisamos juntos estruturar melhor esses setores tão importantes, base de grande parte da engrenagem financeira do País. Dar dignidade a esses profissionais, que na sua grande maioria, estão em seus municípios de forma heroica, mobilizando, criando, divertindo, ensinando e se doando para que a vida se torne mais leve, reflexiva e colorida. Muitos sem o glamour da arte de massa, são os responsáveis pela perpetuação da identidade brasileira.
Hoje com a aliança da facilidade de obter informações e da tecnologia podemos mediar as relações entre os sujeitos; melhorar a distribuição do financiamento dos setores cultural e turístico, fazendo os recursos chegarem a quem mais precisa, ampliando o seu potencial e alcance; melhorar a comunicação institucional e criar uma comunicação direta entre poder público e agentes culturais, democratizando o acesso à informação. Criando sinergia e desenvolvendo a economia local entre os agentes da cultura e turismo. Dessa maneira, com muito esforço, conseguiremos minimizar esses problemas e criar uma nova realidade em que fortalecemos nossa identidade e criaremos estrutura para que cada vez mais tenhamos um Brasil onde nossa cultura, nossos lugares e nossa história, se mantenham vivos.
Cult Turis é a vontade da valorização, do reconhecimento, da organização e da manutenção consciente da nossa identidade. Com tecnologia de ponta, experiência, conhecimento nos setores Cultural e Turístico e desenvolvimento de ações, vamos coletar, organizar e comunicar as informações destes setores. Ajudar na estruturação através de indicadores que possam contribuir na comunicação entre os sujeitos e a construção de políticas públicas, alinhados com os ODS da ONU, preparando assim o ingresso destes setores para sociedade da informação. Pretendemos assim melhorar a distribuição do financiamento público, fazendo os recursos chegarem a quem mais precisa e merece, ampliando o seu uso, criando sinergia e desenvolvendo a economia local, entre os agentes da cultura e turismo a nível nacional, e potencializando o consumo da cultura e turístico local.
Nós, da Cultura e do Turismo acreditamos nesse País. Nunca desistimos do Brasil. E aconteça o que acontecer estaremos aqui, prontos para recomeçar, reinventar e reconstruir essa nação.